sexta-feira, 25 de março de 2011

Coca-Cola

O que você pensa quando lê ou escuta: Coca-cola?

É claro que uma minoria não gosta da bebida mas, com certeza, simpatiza com essa marca e com suas propagandas. A Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas no mundo e mais conceituadas. Claro que a Coca-Cola não surgiu com essa fama... foi um grande investimento em propaganda que a fez ser o que é atualmente.

Vamos lembrar um pouco?
As propagandas antigas da Coca-Cola tinham um conceito diferente do de hoje, mas não se distancia tanto... O conceito adotado era de que fazia "um bem", claro que esse slogan pode significar muitas coisas, faz um bem de prazer, de felicidade e, de certa forma, faz bem ao corpo. Não pensem que estou falando bobeira já que todos sabem que engorda, dá celulite e tudo o mais, porém, quando tomamos uma Coca bem gelada, nos sentimos como se os problemas sumissem naquele momento, sentimos um prazer mesmo, então nosso corpo fica mais leve, nossa mente fica mais leve. Esse era o conceito da Coca-Cola.

Viram? O apresentador disse: "Quando estiver cansado e com sede, beba Coca-Cola, isso faz um bem!"
Traz realização... e falando sobre esta propaganda: Qual deveria ter sido o briefing dessa campanha? Bem, eu sei que a Coca-Cola sabe, como todos nós, que não é uma bebida saudável, então, claro, ela quer passar outra imagem. Antigamente, as propagandas eram feitas assim, com garota-propaganda, com este tipo de voz do locutor que puxa o "R" e fala tudo corretamente, e com jingles para fácil memorização. Eu, particularmente, adoro essas propagandas antigas!

Enfim, vamos a campanha verdadeira que quero falar hoje: quando eu vi essa propaganda, deve ter acontecido com a maioria, eu me emocionei.


Agora me fala se não é uma propaganda que mexe com a gente? E a Coca-cola faz exatamente isso, ela quer mexer com a gente e tocar na nossa ferida; ela quis dizer assim: "Olha, o mundo tá armado até os dentes, tem muita coisa ruim lá fora, e todo mundo só te fala de coisas ruins, mas a Coca-cola quer te mostrar que ainda há esperança, e, pessoas boas, tomam Coca-Cola". Bem, não está muito longe do conceito  que ela adotava antigamente. Ela continua te trazendo felicidade, além disso, se aplicou ao conceito de família. Enfim, vamos tentar enxergar o briefing de novo? Imagino que foi uma coisa muito bem observada: está acontecendo muita tragédia no mundo. As pessoas não aguentam mais ver notícias ruins e isso deixa a gente triste, obviamente. Então, como já havia sido posicionado uma vez por essa marca quando disse "Abra o lado bom da vida" ou "Viva o lado Coca-cola" ou "Abra a felicidade", foi isso que quis mostrar o lado bom da vida e do ser humano.
Enfim, achei uma produção simples, nada cabulosa nem difícil de se entender, mas MUITO rica!

Então, mais uma vez eu me pergunto: Por que eu não pensei nisso antes?

Nenhum comentário: