quinta-feira, 24 de março de 2011

Heineken

 Nenhum anunciante melhor que a Heineken! As campanhas da Heineken sempre surpreendem e envolvem a gente. Antes de eu mostrar a criação, vou falar um pouquinho sobre esta marca:
 A Heineken começou a ser produzida em 1863, em Amsterdã. Na garrafa vem a data 1873 a qual marca o ano em que Gerad Adriaan Heineken estabeleceu a famosa cervejaria que leva seu nome até os dias atuais. A cor da garrafa é verde, a fonte do nome da marca na garrafa é branca e há uma estrela vermelha, os quais formam as cores da Heineken, basicamente.

 Essas informações foram tiradas do próprio site: http://www.heineken.com.br/ . Neste site você pode tirar suas dúvidas, conhecer as campanhas, se cadastrar para receber informações, conhecer algumas curiosidades da marca, entre outras coisas!
 Agora vamos à campanha que, para mim, foi uma das melhores já feitas:


 É claro que por traz de uma boa campanha existe uma boa ideia; Logo, uma boa agência de publicidade a qual não podemos deixar de dar todo o crédito, já que, nós, publicitários, construimos e consolidamos marcas! Entretanto, eu pesquisei, porém, não conseguir identificar se esta campanha foi feita pela Fischer America ou pela Femsa, que era a agência que fazia propaganda da Heineken antes da Fischer, ou, possos estar ainda mais enganada e ser nenhum dos dois. Ainda bem que este é um blog livre e aberto, onde estudantes e professores podem trocar ideias e aprender mais, até mesmo a bloggeira!
 Então, é isso, galera! Espero que tenham gostado, apesar dessa campanha não ser tão nova, mas ainda válida por ser muito boa!

Leve...

Para começar com o pé direito, vamos falar da propaganda mais simples de que eu ouvi falar, já que eu era muito pequena quando a fizeram e eu não me entendia por gente.
Bom, eu não achei o anúncio na internet, mas, pelo que sei era um anúncio de Outdoor.

Você lembra daquele celular da motorola que tinha que coloca uma antena de TV na sua casa pra ele funcionar? Aquele que você tinha que carregar com as duas mãos, porque em uma não cabia? Hahahaha, brincadeiras à parte; quando esse celular foi lançado, a campanha no outdoor era a seguinte: o celular em um canto e no outro escrito apenas uma palavra "LEVE".
Eu achei essa campanha genial quando me contaram sobre ela. Uma coisa tão simples. Agora vamos tentar imaginar o briefing? O celular era uma novidade, um telefone que pegava em muitos lugares e não só na sua casa, fácil de carregar porque não tinha fio ou "gancho", não era pesado e, claro, o anunciante queria vender muito do produto que, vale ressaltar, na época era caro.
Então, essa simples palavra usada na campanha, quis dizer isso, e, dependendo do repertório e pensamento do receptor, pode significar muito mais coisas.
Essa palavra simples ficou com um sentido conotativo, logo, com vários sentidos, de fácil entendimento, que se encaixa em vários pontos de vista e atinge muitas pessoas.

É uma pena eu não ter conseguido encontrar na internet, mas esse blog é livre para que vocês mandem o que acharem ou o que criarem! Se alguém encontrar e quiser contribuir, fique à vontade!

E agora a gente fica pensando... Por que não pensei nisso antes?